No passado dia 20 de abril de 2024, na Quinta da Ribafria, realizou-se o colóquio Restauro de Habitats em Sintra, um evento significativo para a conservação do património natural da região.
Organizado pela ADN.ambiente com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Fundação CulturSintra, o colóquio reuniu diversos atores envolvidos em projetos ambientais no concelho.
Destacam-se algumas das principais informações apresentadas durante o evento:
1. Recuperação de Habitats e Espécies Ameaçadas:
- Foram apresentados projetos de recuperação de habitats e ações específicas para proteger espécies ameaçadas.
- Salientaram-se os resultados dos trabalhos de recuperação de habitats florestais na Serra de Sintra, em áreas que se encontravam fortemente ocupadas por acácias e outras plantas invasoras, na zona percorrida pelo grande incêndio de 1966.
2. Atlas Biológico de Sintra:
- Gonçalo Vieira, da ADN.ambiente, apresentou um estudo da cartografia das espécies ameaçadas na região.
- Trata-se de um projeto de ciência cidadã, sendo o envolvimento da comunidade local indispensável para o seu sucesso.
3. Semear Florestas:
- É projeto de Educação Ambiental da ADN.ambiente, implementado pelo Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, com o apoio de outros parceiros, que envolve a recolha de sementes, a criação de viveiros onde os alunos promovem o crescimento das árvores, e a sua plantação ao fim de 1 ano.
- Pretende-se que, ao fim de poucos anos, os alunos tenham conseguido reconstituir pequenos bosques de árvores autóctones, contribuindo, desse modo, para o restauro de habitats florestais e, durante este processo, aumentando a sua consciência ambiental.
4. Visita Guiada à Quinta da Ribafria:
- O colóquio terminou com uma visita à Quinta da Ribafria guiada pelo Dr. João Rodil, durante a qual foram explicados detalhes da sua história, desde o século XVI até à atualidade.
5. Visita às áreas florestais recuperadas pela PSML:
- Após o almoço, realizou-se uma visita guiada pela Eng.ª Cláudia Almeida, às áreas florestais da serra de Sintra recuperadas pela Parques de Sintra - Monte da Lua.
6. Conclusões:
- No decorrer do colóquio, ficou evidente que as várias entidades e projetos compartilham objetivos semelhantes, visando a recuperação de habitats e de espécies ameaçadas.
- Parte desses projetos são parcialmente coincidentes, quer no seu âmbito, quer nas áreas geográficas sobre as quais incidem.
Comments