Em julho, a ADN.ambiente organizou um evento de sensibilização ambiental no Centro de Interpretação da Pedra do Sal, em Cascais, a propósito do tema "Poluição marinha por microplásticos" e "O impacto da indústria de moda”, em que participaram cerca de 30 pessoas.
João Paulo Fonseca, docente de Biologia do ISPA - Instituto Universitário, apresentou as principais causas da contaminação dos oceanos por microplásticos e os seus efeitos nos ecossistemas marinhos e na cadeia alimentar.
Carla Costa Pereira, professora na área do têxtil do Curso de Design de Moda da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, fez uma comunicação sobre o ciclo de vida, deposição e reciclagem das peças de vestuário e o novo paradigma do design de moda em termos de sustentabilidade, face aos elevados impactos desta indústria nos ecossistemas naturais.
A ação terminou com uma saída de maré orientada pela bióloga Ana Pereira, investigadora do ISPA - Instituto Universitário, à Área Protegida da Praia das Avencas, uma zona caracterizada por plataformas rochosas extensas e areal, que apresenta uma elevada diversidade de espécies marinhas.
Comentarios